Livros - Submarino.com.br

sábado, 16 de outubro de 2010

Lady Susan - Carta 4 em Português

Sr. De Coursy a Sra. Vernon
Parklands.
Querida irmã:
Quero parabenisar a você e ao Sr. Vernon, por estarem prestes a receber em sua família, a conquistadora mais realizada da Inglaterra. Eu sempre fui ensinado a considerá-la uma conquistadora distinta, mas ultimamente tem caído aos meus ouvidos, alguns pormenores de sua conduta em Langford, que provam que ela não se confinou a esse tipo de flerte honesto que satisfaça a maioria das pessoas, mas aspira a mais deliciosa  gratificação, de fazer toda uma família miserável. Seu comportamento com relação ao Sr. Mainwaring, semeou inveja e infelicidade em sua esposa. E suas atenções a um jovem prometido da irmã do Sr. Mainwaring, privaram uma jovem amável de seu amante.
Fiquei sabendo disso por meio do Sr. Smith, que está no bairro, (jantei com ele em Hurst e Wilford) e que chegou recentemente de Langford, onde passou uma quinzena com sua senhoria e portanto, está qualificado para dar tais informações.
Que mulher deve ser essa! Tenho o desejo de conhecê-la, e certamente aceitarei seu amável convite, assim poderei formar uma idéia desse seu feitiço tão poderoso, que é capaz de atrair a atenção, ao mesmo tempo e na mesma casa,  de dois homens que não estavam em condições de oferecer suas afeições livremente. E tudo isso sem o charme da juventude!
Fico feliz que a Srta. Vernon não acompanhará a mãe até Churchill já que não possui bons modos a serem recomendados e, segundo o relato do Sr. Smith, é igualmente maçante e orgulhosa. Quando orgulho e estupidez se unem, não podem ser anuladas pela astúcia, e a Srta. Vernon será enviada ao mais completo desprezo. No entanto, com tudo que se pode deduzir, Lady Susan posui um grau de astúcia que deve ser interessante de testemunhar. Estarei com vocês em breve.
Seu carinhoso irmão:
R. de Coursy

Autora: Jane Austen 
Tradução de: Bruna Tavares

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...